quinta-feira, dezembro 09, 2010

Fora de contexto...

Fico impressionado com a postura de algumas pessoas quanto a avaliações e méritos. Quem julga e critica arduamente, nunca será apto a definir o contexto daquilo que o cerca. Hoje eu entendo o porquê de tão poucos terem um posicionamento objetivo em relação à vida. São eles que dominam idéias e formam opiniões, mas pelo simples motivo de serem bons observadores..
Eu tinha uma idéia tosca sobre administração, até conhecer os conceitos e formular metas. Foi assim que eu percebi pessoas sem nenhum conhecimento técnico conduzirem (muito bem) suas equipes, colegas de trabalho cativando clientes e colaboradores. Esse é o verdadeiro mérito: Autenticidade! Usar o silêncio, pensar antes de falar (e o que dizer), ter iniciativa impulsionada pela própria vontade.
Há os que esperam uma grande chance sem contribuir, os que divulgam e promovem a intriga e os que deduzem um pensamento sem dialogar a respeito, sem falar naqueles que bajulam sem propósito, mesmo que o resultado seja o açoite. Entre múltiplas palavrinhas disponíveis, eu escolho a que mais se enquadra: Mediocridade!
E assim eu encerro mais um dia de trabalho, ciente de que não há muito a ser feito. O tempo perdido traz boas lições, a principal delas é que uma hora as sandálias serão batidas e a tal cidade não será mais vista. Por mais intragável que seja, a asneira coletiva deve ser desconsiderada. É melhor o doce sabor da novidade e o afago da boa conquista, do que viver amargurado nas falsas impressões..

terça-feira, dezembro 07, 2010

Surreal demais.. Ainda assim, receptivo!

Dedicar-se ao poder mental tem seus benefícios, mas exige muito esforço. Um preço justo por uma premissa perfeita! Há dias eu tento me alinhar com todos esses conceitos desenvolvidos, percebo que existe algo latente em algum lugar do meu ser, pronto a ser revelado por algum comando ainda não evidenciado.
Esse ruido externo, a rotina humana, os pecados inerentes à uma sociedade corrompida pela perda de sua identidade... Isso é o mais trabalhoso de tudo! Mas de alguma forma será superado.. Eu só não entendo como foi possível não perceber essas coisas antes. Dizem sempre que a culpa é dos nossos pais, dos valores modificados, das verdades incompletas, enfim.. Nem faz tanta diferença assim.
Prometi a mim mesmo que jamais desistirei de tentar.. Até o momento em que tudo seja mais intuitivo, preciso e perfeito. Essa sempre será nossa tarefa! Tive medo de que ser mais individualista seria arriscado, mas os fatos revelaram o contrário.. Ao deixar de lado a ansiedade de agradar a todos, os melhores amigos apareceram, e as melhores oportunidades também! O receio e a dúvida serão sempre nossos inimigos até o dia em que decidirmos por expulsá-los de nosso terreno..

quarta-feira, dezembro 01, 2010

Longe demais da capital.. (e da razão)


Certo dia, eu disse a um pretérito que não arrancasse de mim a fúria incompatível.. Em minha vida, fui sempre um fiel escudeiro, embriagado em carinhos de mãe e nas falsas impressões que tive sobre tudo. Cresci como um debilóide, deixando a juventude esvair-se como areia entre os dedos. Inútil foi o aviso, àquele e a outros injustos viventes que, através da minha ingenuidade, construíram castelos de sal, entitulando-se governantes.
A manifestação da superbia é uma antítese social.. Todos nós, em algum momento, a demonstramos com veemência. O que jamais será correto é usar a fábula para justificar o erro e a falta de consideração. É similar ao discurso amistoso do presidente intacto que, longe dos campos de batalha e do sofrimento alheio, cospe frases prontas na inútil tentativa de iludir o povo com uma bonanza que nunca se concretiza.
Ensine um veterano amputado a pular, diga a uma mãe que seu filho morto deve ser esquecido.. São fatos inconcebíveis. Ainda que a dor seja amortecida com o passar dos anos, ela sempre existirá! O tolo ainda não aprendeu que toda e qualquer obra deve ser concluída para que possa encantar os olhos, assim como a planta obedece uma transição completa até gerar frutos.. Jamais se deixa algo por fazer!
Enquanto isso, a burguesia prospera.. E o rei, que ainda não cumpriu suas promessas, com desdém balança o seu cetro de latão.. Pobre homem que não avançou pelos séculos, jamais acreditaria nos milagres da tecnologia e nas proximidades das relações (e quanto isso o ajudaria). Deixe-o lá em frente ao seu chá de empáfia, admirando-se como intocável em seu território de asneiras.. Já teve tempo suficiente para redimir-se perante o seu povo, mas preferiu as orgias e escândalos junto à sua corte e ao seu séquito.
Agradeço ao tal pretérito por morder a isca.. Somos parte de uma inteligência distinta e despersonalizada que se utiliza de um universo paralelo para se comunicar, uma grande evolução! Que isso lhe sirva de lição pelo nariz intrometido e curioso.. Se a sua felicidade fosse deveras real, não haveria motivação nem ao menos recalque. Que fique bem claro que não há vencidos nem vencedores, apenas a evidência de que perdoar é esquecer, e só é possível esquecer aquilo que é bem resolvido..

terça-feira, novembro 30, 2010

Bombons enlatados

A tranquilidade do manso deveras me assusta.. Por vezes provei o gosto amargo daqueles lobos errantes, aguardando gentilmente o ataque feroz. Sigo não acreditando em palavras doces, elas me embrulham o estômago. Agora sou tão rude quanto meus músculos e minha barba, e nessa frieza da maturidade, reservo espaço no meu coração apenas aos que constantemente disciplinam o caráter e compartilham experiências.
Nesta selva de pedra em que vivemos, a doçura disfarçada em felicidade é fugaz. Não compreendo como o lobo pode amar.. Seu verdadeiro âmago se volta para o desmembramento da carne, a violência que o impele a tirar proveito da caça para que, a seguir, suba ao topo do mundo e sibile sórdidas canções de amor.
Meu café é apenas um "expresso romano".. adstringente como deve ser! O encanto some, a essencialidade assume seu posto. Minha felicidade é verdadeira.. É a mesma de quem jamais desistiu de viver, mesmo após Hiroshima. É assim que ainda preservo o sorriso e a juventude, pois não há tristeza maior do que ver o infame engatinhando em sua nobreza, exalando frivolidades, sem ao menos ser humilde em admitir que percorreu parco caminho...

segunda-feira, novembro 29, 2010

Ce n'était pas que le monde a rétréci, nous avons grandi..

Nosso corpo fala numa linguagem corporal bem astuta.. Assim como o silêncio é precipuamente necessário à evolução da mente, existem outros sentidos e movimentos estratégicos que podem definir uma situação. O ser humano gasta muito tempo expressando palavras.. Elas quase nunca fazem a diferença!
Um gesto concreto demonstra um rol bem interessante de significados, quase sempre, muitos em conjunto. Surpresa, pesar, indiferença e até mesmo saudade. 'Whatever'... Um café encerra a questão! Somos mais felizes à medida que 'etiquetamos' nossos conhecimentos para que possam ser arquivados em segurança..
Mas o que eu insisto em ensinar é que o resultado objetivo da vida é definido pelos nossos pensamentos. Aquela sensação de que o mundo é pequeno, de que já vivenciamos determinados momentos, os 'insights', o bem e o mal, Deus e o diabo... Tudo é trazido aos nossos olhos pela nossa vontade, mesmo que incoscientemente. Logo, tenhamos todos muito cuidado com o que desejamos! Coisas demais não valem o sacrifício nem o esforço devido...

sexta-feira, outubro 29, 2010

Horizontes...

Fugi..... Sim, fugi por um longo tempo! Um mês e pouco (pra não dizer: E tanto!).

Mas é assim que as coisas funcionam.. Passos importantes que a gente dá, mistérios revelados, torturas banidas, essas coisas. Eu já consigo rir do que passou, e quanto foi! Um dia eu disse aqui que não importa, não mesmo! Volto renovado e cheio de idéias!

Circulo pelas 'redes sociais', conheço pessoas e personalidades. Mas tudo me faz voltar a mim mesmo... Ontem chorei de felicidade e isso é maravilhoso! Foi um looooongo caminho, mas venci. E o sabor da vitória merecida é muito gratificante!

Mas o assunto é outro, ainda aguardo alguns capítulos leves, coisa pouca. Li hoje sobre o tal "Evangelho da Prosperidade", não me pergunte como fui parar ali... Achei patético a forma como as pessoas defendem o que não entendem. É simplesmente como debater literatura sem nunca ter lido um livro.. Conceitos de 'bem' ou 'mal' são preconceituosos, mesquinhos e uma forte razão para lotar igrejas em busca de algo que está no própio ser..

Pessoas administram coisas, recebem informações que quase sempre não são válidas, teimam em ser o que não alcançam e cospem o veneno do recalque. Sempre foi assim... Desde Adão e Eva! Minha definição chega a ser ridícula: FALTA DO QUE FAZER! É melhor criticar, ferir, magoar, chorar, deprimir, do que ter coragem de mudar ( e mudar de verdade!).

Sei... Eu sei bem que não há como mudar uma cultura errada. Faço a minha parte aos que são próximos, é o meu dever. Penso muito diferente, talvez por ter evoluído.. Sei lá! Não me obrigo a fazer o que não gosto, isso é um aviso intuitivo de violência mental.. Em contrapartida, sorrio ao telefone, abraço bem forte e divido meu lanche! Não grito pois odeio algazarra, em especial àquelas sem sentido.. Mas adoro brincar com meus sobrinhos, sacudir e pular nas festas e cantar no banho.

Quer saber o óbvio? Viver é simples... O diabo (se é que esse porco debilóide realmente existe..) é que complica tudo pra vender o peixe, enquanto Deus não pisa no pescoço dele. Ora... Esqueça a culpa, abandone a pose e vá fazer o que é certo: Ser feliz!! Os dons são seus há muito tempo.. Só te resta a iniciativa..

terça-feira, setembro 14, 2010

Serenidade..

Algumas coisas que não foram, alguns desejos que não se realizaram.. Enfim, volto a este ponto mais uma vez. E como é bom, e como é difícil não poder prever o futuro. Tenho sede, tenho fome, tenho ganas de loucura! Seguir a breve intuição, seguir o destino sombrio dos que atentam contra sua dignidade... Muitas perguntas, nenhuma razão.
Sacudir o excesso de poeira, esvaziar gavetas, organizar as meias.. Nada pra depois! Tudo pode ser agora mesmo! Novo, poético, sintético e verdadeiro. O singelo fechar de olhos, o astuto silêncio e a honra de ter coragem infinita. Viver sim... É sempre aprender! Negar-se é rasgar o passaporte, voltar ao passado negro. E se alguém insano me abordar com baboseiras, exijo que se retire!
Meus dedos na louca dança destas teclas têm muito a descobrir.. Desejo o mundo ao mundo que ama com sinceridade, desejo a paz a quem se engana por teimosia. A liberdade te abre o universo, e quem não comprou essa idéia, não sabe a que veio. Doce saber que agrega cultura, e também alegria e tamanho extra à nossa alma. Sábios os que tateiam com humildade.. Deles será a riqueza secreta!

sexta-feira, agosto 06, 2010

Mutantes e Enrolantes...

Decifre a vontade e aceite o previsível.. Pessoas sob seus mantos de imutáveis verdades jamais se acostumarão com a sabedoria dos pequenos detalhes. Minha inspiração no cotidiano da humanidade me deixa extasiado. Descubro uma nova maneira de viver bem a cada decepção, a cada suspiro de exaustão. Cansei de argumentar tolices e compartilhar circunstâncias, nada é definitivo, também nada vem ao acaso..
Um bom garoto faz o seu dever de casa, cresce, aprende a lidar com seus problemas e pormenores, aceita a si mesmo e aos outros e se preocupa em estabelecer critérios para o equilíbrio de sua alma.. O mau elemento destroi seu caderno de caligrafia, evita olhar nos olhos de seu pai, alimenta a raiva e inveja por seus colegas, não compreende sua vida e desperdiça seus dias planejando estragar o dia do vizinho..
Tudo está evidentemente anotado e catalogado no meu bloco de rascunho. Nem ao menos terei a intenção de transportar esses entulhos e tragédias para alguma planilha eletrônica, agenda ou diário. Descobri que dez por cento de nosso DNA carrega o suficiente material genético para a evolução, logo, por que explorar outros noventa por cento de lixo?!

quinta-feira, agosto 05, 2010

Deus e o Facebook

Deus pode ouvir todas as suas preces, mas não espere que Ele atenda qualquer uma delas! Se tal Ser magnífico fosse visto em alguma rede social, garanto que não teria muitos amigos adicionados.. Seria algo como aqueles perfis cheio de comunidades inúteis e amigos fantasmas, tentando atrair a vontade de algum mosca-tonta, iludido por uma bela imagem...
Isso soa rebelde pra você? Não sou ateu, muito pelo contrário, acredito sim na providência divina, só que esta depende exclusivamente do humor do Dono. Ou você ainda chama de acaso aqueles dias em que tudo deveria dar certo, e o mundo passa de segunda a domingo desabando na sua cabeça?
Imagine a moral de um Deus que aceitou acordo com o demo, na injusta tentativa de provar a fé de Jó... Pobre devoto! É, Saramago tinha razão! Estou revoltado assim porque chego à conclusão de que meus talentos e minha iniciativa me trouxeram até aqui. Se eu fosse depender de bondade celestial, a situação seria pior do que já é! Não posso confiar em quem fica do lado de vândalos, assassinos e ladrões.. É o que se vê nos noticiários, foi o que se leu nos livros de história.. E seguimos nos culpando por algo que nem compreendemos direito..
Mas deixo a porta aberta aos novos horizontes, sou flexível e compreensivo o suficiente para que Deus me esclareça esses obscuros detalhes e me faça mudar de opinião... Talvez eu ainda tenha algumas décadas pela frente...

domingo, junho 27, 2010

Paisagem, silêncio e retórica...


Existem mais do que quatro elementos a serem considerados. Água, fogo, terra e vento são apenas o topo da pirâmide operacional da vida. Equilíbrio é um passo a frente, sabedoria é a certeza do momento oportuno, raiva é a qualidade da mudança. E assim, nesta cadeia ou teia de circunstâncias, agregamos conhecimento ou destruímos nossas almas.
Quando é que o homem vai compreender que a retórica não pretende ludibriar ninguém, apenas conduzir ao bom caminho. Somos alvo das mais nefastas investidas do demônio, pivô de todo tipo de contradição e desentendimentos, mas, ainda assim, preservamos o bom senso e a iniciativa de empreender algo diferente, mesmo que não saibamos o que seja.
Tudo está errado, constantemente! Algum cientista ou guru esperto irá comprovar com o tempo que as vítimas irresponsáveis desse plano diabólico não tiveram a decência de tentar algo efetivamente novo, pois disso depende comprometimento e dedicação, a tal "caderneta de poupança emocional", logicamente, algo totalmente na contramão da pressa do mundo moderno.
Retomando a questão, estou isolado em bolha de plástico, querendo obter alta médica desta insanidade e chatice que é viver. Não reinvindico milagres, apenas oportunidades palpáveis de uma vida melhor e mais justa.. De pessoas mais justas, sobretudo. Cada vez que o radar em mim anunciar que há algo de bom por vir, quero ter certeza absoluta que jamais retrocederei...

sexta-feira, junho 18, 2010

Suspiro vago..

Este meu rosto sisudo e estas minhas atitudes longínquas não expressam de forma alguma a saudade que eu sinto de você... E se aquelas mais remotas imagens e sensações de ternura me entorpecem a visão, é porque nunca deixo ausente o meu sentimento..
E se até num posto de gasolina lembrar das feições do seu rosto me causa doces calafrios, voltarei correndo pra dar um jeito nesses nossos desencontros. Assim que o sol se pôr, nossa sempre amiga lua, cumplice de tantos segredos e tantas promessas, será ponto de referência a fim de que eu possa simplesmente retornar...

sexta-feira, junho 04, 2010

Se é do ventre da alma, aqui vamos nós!

Confusa essa vida da gente.. Tanta informação pra nada, absolutamente nada de concreto se descobre em nossas realidades.. E o que seriam elas?
A realidade de viver caçando paradoxos e explicações que combinem com a origem de tudo. Armagedons em caleidoscópio, ciência profunda, enraizada e difusa.. Não explicam nem definem o que almejamos saber.
De fato, temos muito (pouco) o que aprender.. Se desde o Cristo, a humanidade houvesse praticado a grandeza da alma.. Mas sem essa de fanatismo religioso, apenas viver sabiamente.. Possuiríamos dons espetaculares, provavelmente nos comunicaríamos por telepatia ou coisas do gênero.
Como perdemos tempo divagando filosofias, comendo McDonalds, enchendo a cara de trago e esvaziando os bolsos. Interpretamos o que nem deve ser lido, viajamos por onde não deveríamos ir. Aceitamos nossa hipocrisia quando declarados sábios do lixo, a bordo de nossos medos, ostentando a raiva pela injustiça espelhada em nós mesmos.
Se eu fosse Deus (ou extraterreste colonizador) poderia soltar boas gargalhadas ou talvez chorar infinitamente: "Por que lhes dei livre arbítrio? Se livres tornaram-se apenas pra desejar o que não lhes pertence por nenhum motivo?"
Sacou a moral da árvore proibida? Nada mais é do que um erro de interpretação da mulher que induziu o babaca do homem a fazê-lo solidariamente. Hoje em dia, copiam e colam textos da internet pois é mais prático e não precisam pensar.. É a mesma burrice ancestral de sempre!
Logo, ouçam atentos aos meus conselhos: Não dêem ouvidos ao medo! Ele decepa qualquer fio de esperança e entorpece a mente dos desavisados.. Libertem-se.. De coração.. Não pequem por seguir o que todos dizem. Somos gotas de chuva, frágeis, que se juntam a grandes rios e nunca mais são vistas.
Autenticidade é a verdade dos comprometidos. Amor é a confiança em si mesmo. Fé não é crer em milagres, é SER o milagre! Se no vazio transmitimos mensagens de texto e fotos coloridas, por que não podemos criar agora o que nunca foi pensado? Pense com carinho..

sexta-feira, maio 28, 2010

O mie de metri deasupra solului..


Um sopro de vento muito forte rajou pra me deixar confuso e atônito. Se essas nuvens fossem embora, eu poderia me concentrar mais. Tenho sede de tantas mudanças.. Várias delas ja me são conhecidas, e aquele tempo de cheiro-de-grama passa novamente pelos meus sentidos. A metodologia é que não me agrada.. É preciso um grande esforço pra conquistar o sonho, chega a ser um tanto injusto. Só que, se eu reclamar, o castelo desmorona.

Lá que outra vez, frases avulsas me causam efeito: "Nosso dia vai chegar, teremos nossa vez! Não é pedir demais. Quero justiça.."; ou "Já não me preocupo se eu não sei porque. Às vezes, o que eu vejo quase ninguém vê..". Mas não é compartilhando idéias que poderei ser autêntico. Tenho um estilo próprio, que nem sempre agrada gregos e troianos, e é por isso que sigo..

Se me perguntarem (Ah, como eu quero..) como faço pra brilhar sorriso, direi que é fácil, sem revelar como. Pois a frustração de não ser ouvido na medida certa é dilacerante. Já percorri tantas muralhas pra encontrar o bônus.. E agora sendo meu, vou usá-lo ao máximo! Talvez eu volte aqui, amanhã, como precursor dessa novidade.. Mas, por enquanto, estou só ensaiando..


1 - "O mie de metri deasupra solului.." Do romeno, quer dizer "A mil metros do chão..".

terça-feira, maio 25, 2010

Felinicidade


Gato curioso sobre o muro noturno..
Não sabe se avistou olhos de coruja!
Felino faceiro no tronco de árvore..
Sorrateiro, pensou golpe de mestre!
Dia sórdido de confusões afônicas..
O silêncio não explica coisa alguma!

quinta-feira, maio 13, 2010

Nuances em looping..

Vidro-brilha-carro-novo-bancouro-moderno-sistema-satélite-rastreado-sinal-celular-mensagem-multimídia-áudio-vídeo-cabo-força-esperança-fé-oração-frase-gramatical-sintaxe-sintética-prótese-silicone-vedante-itinerante-calmante-chá-mel-colméia-urso-peludo-barrigudo-dieta-academia-saúde-hospital-cura-remédio-genérico-absurdo-violência-impaciência-frenético-rotina-cansaço-pausa-reflexão-pensamento-dimensão-infinito-universo-unidade-quantidade-variedade-qualidade-dedicação-trabalho-dinheiro-renda-compra-loja-vitrine-Vidro-brilha-carro-novo-bancouro-moderno-sistema-satélite-rastreado-sinal-celular-mensagem-multimídia-áudio-vídeo-cabo-força-esperança-fé-oração-frase-gramatical-sintaxe-sintética-prótese-silicone-vedante-itinerante-calmante-chá-mel-colméia-urso-peludo-barrigudo-dieta-academia-saúde-hospital-cura-remédio-genérico-absurdo-violência-impaciência-frenético-rotina-cansaço-pausa-reflexão-pensamento-dimensão-infinito-universo-unidade-quantidade-variedade-qualidade-dedicação-trabalho-dinheiro-renda-compra-loja-vitrine...............

quarta-feira, abril 28, 2010

Revés e controverso..


Já apliquei tantas teorias em ninha vida que estou sonolento e ausente. Desde que o mundo é mundo, a tal percepção holística sempre existiu e ninguém foi capaz de me avisar! Compreensão dos incompreendidos, vício de querer mudar o mundo e fazê-lo perceber que ando tentando com muito esforço!

Enlouquecido balão cheio de gás, este sou eu! Às vezes subindo, outras descendo.. Quero mais é fazer um poema bem bom.. Mas se passar muito tempo, mudo de idéia! Aprendi a não ser sisudo (nem carrancudo). O mal que recebemos das coisas se transforma em rugas cruéis e rígidas..

Por outro lado, se cheguei até aqui, de "poquito en poquito", é porque fiz a coisa certa! Só me dói a ausência do que ainda não veio.. Mas virá! Com certeza e talento! Do frio que percorre minha pele, restou o desejo consciente e maduro de ser feliz!

Desabem chuvas, gritem os insanos, rumem os desatinados. Pouco me importa a violência do cotidiano, estampada em papéis reciclados. Sou o vício do bom caminho e a salvação do aflito. Me alegro em risadas a cada nova descoberta em si mesma, porta de labirinto perene, que dá passagem a continentes ainda desabitados!

Minha alma enfim se abriu como planta carnívora, suave na calmaria e predadora voraz nas boas oportunidades. Esta é a vivência impagável, a coisa escondida, a resposta subentendida. Magos e reis travaram guerras por ela.. Humanos investem o impossível.. Sempre no caminho errado! Viver bem é a mais simples das charadas.. Unicamente, se assim o desejar!

quinta-feira, abril 01, 2010

Carta de alforria..

CEDO INUTILMENTE
AO ÓDIO DESCABIDO
POR ESTAR DISTRAÍDO..
RAZÃO PELA QUAL
GALANTEIO O ÓCIO,
ESPERANDO RESPOSTA..
ENCONTREI A SAÍDA,
CUREI AS RESSACAS,
DESPERTEI A VONTADE!
O SILÊNCIO MATA,
A PACIÊNCIA RENOVA,
O CORAÇÃO ESPERA..
O QUERER DIGNIFICA,
O MUNDO ALUCINA,
EU ME FORTALEÇO!
FUI ENTERRADO VIVO,
SUFOCANDO EM SABER,
MORRENDO NO TEMPO..

sábado, março 27, 2010

Revoluções e fúria filosófica


Em reverência arfante à minha rotina, mestra das situações mais inusitadas, assim resolveu mudar de nome e se alegrar! Nada é o que parece, realidade nunca é o objeto visível e palpável.. Verdade instantânea que muitos já o afirmaram.

O jogo da vida, então entitulado antigo preceito, nada mais é do que ajuntamento de pequenos jogos, nuances de batalhas individuais que só resultam em algo bom se nos dedicarmos a empreender o que é correto.

Já vi desgraça, e assim também a benevolência e a cura. O pecado original do ser humano, arredio consigo mesmo, deixou-o sem forças e sem perspectivas. Ardiloso e maldoso ser que desceu do céu a pontapés e veio disseminar a confusão! Esta sim a mais perigosa de todas as circunstâncias: O que é mais errado do que render-se ao medo universal? Se bolo que fermentado, cresce, porque razão haveríamos de acreditar que pode murchar?

Ah se eu pudesse consertar esses corações perdidos, dar-lhes esperança, à velocidade imediata. Poderia ser lembrado não pelo que tenho, nem pelas minhas roupas brancas e alinhadas, mas pelo talento de mostrar as mil-funções da alma, nesta assim chamada Logosofia, onde rasgo meu ser por não haver indivíduo que proclame..

Deus assim já o é perfeito no que fez, jamais me amaldiçoaria ou exterminaria. Apenas não entende como presenteou o dom mais magnífico e, além de inexistir o agradecimento espontâneo, recebeu o xingamento ingrato (por que a cor veio errada...). Ainda bem, estou a salvo. Percebi que a coragem é a ferramenta de sucesso. Novamente trago meu apelo ao leitor desavisado, para que compreenda as palavras e tente ao menos inovar! A hora é essa e há muito o que aprender..

quinta-feira, março 25, 2010

Think twice about your money..


Tenho pesquisado ( e pensado) muito a respeito. É inevitável que a fórmula funcione...

"O jeito mais rápido de duplicar seu dinheiro é dividí-lo em dois maços e colocá-lo de volta no seu bolso."

domingo, março 14, 2010

Deserto da noite..


Existem vários motivos para o silêncio.. Talvez o mais dilacerante seja o final de um domingo. Se não há tragédia real nem ao menos culpa, por que a pena de crime que não foi cometido?! Essa é a minha infinita dúvida. Já não dou crédito ao hálito venenoso do diabo, cada vez que a enxurrada de águas malígnas me empurra mar adentro.. Não adianta, eu sempre volto a terra firme.

Filosofias e ensinamentos concretos nunca são valorizados ou mencionados. O papel que cabe ao cientista é o da avaliação metódica, mesmo que esteja completamente equivocada. Velhos conceitos e idéias permanecem intactos e imutáveis.. Triste realidade.. O que me sobra nas mãos, a esta hora da noite, neste final silencioso de domingo, são as letras frias deste texto e um café de microondas.. Boa noite, nada mais..

terça-feira, março 09, 2010

Barulhos


Chic-chéé da máquina de café. Guarde seus pertences no armário, e as suas opiniões pra você mesmo.. Estabelaça um roteiro e siga em frente! Dois quartos de hora cronometrada são suficientes para o retorno. Pra onde? Céu, terra ou nova surpresa? Certeza expressa da integridade que ninguém ensinou..

Plinc-planc dos talheres ao meio dia. Coma o suficiente pra não engordar, muito menos engasgar.. Selecione os ingredientes da vida e toque o barco! Se o ponteiro do relógio avisa, volte imediatamente! Pra onde? Leste, oeste ou lugar nenhum? Quem sabe reconhecer a oportunidade camuflada?

Nhiiic-tããn do portão de casa. Jogue a chave, descalce os sapatos e lave suas roupas junto com a alma. Evite as preocupações inoportunas da rotina, faça um lanche e assista TV. O tempo não pára de avisar e eu estou furioso! Por que? Guerra, paz ou meio termo? Alguém já tentou desligar essa geringonça?!

"Quem sabe, conserta. Quem não sabe, formata!" (J. Ryan)

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Pensamentos entre cenas..


Enriquecedores momentos de dor e tristeza.. Se não existissem, não saberia eu como viver! Tu me dizes: "São nossos últimos minutos.." E eu te digo: "Os primeiros de uma vida inteira..". Sempre que uma gota de sangue juntar-se a uma gota de lágrima, faremos aí nosso pacto. Serão provas irrefutáveis de que o ódio alheio não tem força (nem razão).
Se estiver pronto a cultivar comigo este imenso jardim, mostrar-te-ei as delícias que poderemos colher no futuro.. Afinal, o agora é planejamento e o passado é alicerce de nossa sabedoria. Então sorria! Para que as forças sombrias deste mundo se enfraqueçam de vez e a paz enriquecedora de nossas almas possa triunfar.. Amo-te!

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Caixeiro viajante

Fugiu o frescor das manhãs de outrora.. Não sinto mais a chuva fria com cheiro de grama. Só este calor, que por analogia chamamos de infernal. Não que o pobre diabo tenha culpa, afinal, não foi ele que inventou o aquecimento global.. E por falar nele (com "n" minúsculo, pois não tem status, só apelido), mosca terrena de péssimos hábitos insistentes, perdeu a guerra e a batalha contra mim.
A forma sutil que encontrei de vencer o que quase ninguém vence é regar pacientemente o jardim da esperança e entusiamo. Palavras, nesta vida, já não têm o valor coerente, então, é preciso brigar com outras armas, reescrever a história a todo instante! Neste embalo à velocidade da luz, vejo antigos conflitos ficarem para trás (agora já são quase pequenos pontos no horizonte), e nesta viajem vou acompanhado.. Ainda que aos tropeços, errando aqui e acertando dali, recebi finalmente a recompensa por cultivar flores ao invés de espinhos.
Algo é terrivelmente certo e definitivo: O esforço descomunal em agradar àqueles que não precisam de afagos é um erro totalmente desnecessário e eivado de vícios. Ainda que as minúcias desses entreveros poéticos sejam raramente analisadas (e agora talvez mal compreendidas), me recolho ao formato de espírito conselheiro, algo como o Deus que veio até Moisés por detrás da árvore, mas não presenteio tábuas nem placas para pendurar no pescoço..
E assim respiro mais uma manhã do meu calendário. Levo então meu kit de sobrevivência no asfalto desta cidade, distribuindo sorrisos, manobras e atividades. Espero conquistas e avanços consideráveis. Ao meio dia, puxarei a corda do final de tarde.. Bom final de semana a todos!

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Deslize..

Perdi o respeito por mim mesmo.. Naquele frenesi de achar que todo conselho é correto e cabível, esqueci de ficar em silêncio e voar mais baixo.. Me perdoa, meu amor!
A grande lição de todas as vidas (do plural mesmo, não as do singular!) é render-se ao que quase sempre não tem som, e sim, sentimento.
Como se sabe, amar é respeitar, tentar, colaborar.. Está na hora de ser livre e deixar o tal individualismo de lado, a ferramenta dos solitários e mal-compreendidos deste mundo já não é mais necessária!
Vou encontrar um jeito, e bem fácil, e bem rápido, de dar asas aos nossos sonhos.. É isso que importa! E o toco do cigarro das lamentações eu jogo ao chão para ser pisado mil vezes!
Minha promessa eu cumpri.. Mesmo que você não entenda.. Te amo do jeito que eu planejei, hoje tudo já tem um novo e especial sentido....

sábado, janeiro 30, 2010

Assunto sério

Começar pelos pés nem sempre é divertido. A gente vai brincando de viver a vida, acreditando que um pouquinho de cada coisa te transforma em alguém melhor. Assim como alongar os músculos, respirar fundo antes de falar também é importante! Garanto que usei todos os ingredientes necessários e corretos, pena que o cozimento desandou tudo..
Talvez se eu fosse mais egoísta, não ouviria tanto desaforo.. É triste ao que se empenha ser acusado e cobrado erroneamente por coisas que não fazem diferença nenhuma! Parece que eu nasci pra atrair esse tipo de coisa.. Ó céus. Depois do devaneio e loucuras da dialética (e da amnésia inoportuna) vem o vento tardio da essencialidade: Tudo o que você queria dizer de importante te pegou de surpresa um dia depois.. É assim mesmo.
O fato é que, apesar de Ogro, tenho sentimentos bem definidos. Tenho vontades tranquilas de uma vida mais serena. Hoje me voltou aquele apelo de cantar com vontade.. Última vez que o fiz, obtive um ar de reprovação que me deixou inibido (crueldade de quem não enxerga nem um palmo a frente de seu próprio campo), preciso dar um jeito nisso.
Ahh! Vou fazer algo que sempre me esqueço! Agradeço aos seguidores deste Blog (manifestamente ou não); São vocês que me dão forças pra continuar ricocheteando por estas linhas.. Obrigado! Sem mais, me despeço por este final de semana.. Bom feriado a todos!

quinta-feira, janeiro 28, 2010

O vôo do besouro (com direito a serelepe melodia..)

Curiosa essa vida de voltas e voltas...
Tem tempestade que me dá arrepios! Coisas que deixam a gente de cabelo em pé (e meio inconsciente por segundos). Nem vi de onde o vento soprou.. Só lembro do soco nas costas (e doeu), mas passou.. Como tudo que é ruim e definitivamente NÃO TEM IMPORTÂNCIA neste planeta. Aprendi comigo mesmo a ser forte.. Sei que tudo tem um sentido e obedece a lei de mostrar o caminho que escolhemos (seja ele qual for).. E, como sempre, o medo leva sempre ao gelo dos tempos, lugar onde nada acontece e os problemas se multiplicam, enfim..
Mas não vim filosofar.. Vim pleitear meu lugar ao sol.. Espaço este que cultivo com zelo e dedicação.. Ora.. Penso sempre nas consequências a longo prazo! Por isso, decido quem serei HOJE! Ops... Durante a leitura, uma dúvida me corroeu a mente.. Enfiei os dedos na tomada outra vez. Me correu um frio na espinha, tremedeira na mão. Mas também passou.. Pra que criar caso com coisa mofada? Se você pensa que tem tudo na mão, nem sempre é assim. Mas vai-se levando!
==> Vou homenagear aqui a minha querida irmã, por mais uma vitória de sua carreira (tá certo que é o nome no listão da UFRGS, mas tá valendo!!), beijo Tetê! Fuiii....

terça-feira, janeiro 12, 2010

Novas angústias em mim..

Se desses tantos contratempos da vida eu pudesse extrair algo, teria um solo de várias camadas do mesmo extrato. Insisto em dizer que tudo é chapéu.. Isso mesmo! Mudam os enfeites, as plumagens, os tirantes, mas o objeto é sempre o mesmo. E é só por isso que nunca entendemos o que acontece, por insistir em perceber que o agora é diferente.. Nem tanto assim..
Sete buscas encerram uma tarefa. Sete sombras revelam um novo amanhecer; Sete pecados, um novo homem. Sete sacrifícios elevam a alma (de alguém). Meu eterno apreço pelos que se empenham na luta e não desistem, deles é o caminho tranquilo e justo. Meus pêsames àqueles que chafurdam no medo e na fúria descabida, provam sempre do amargo sabor de suas desventuras, medo e decepções.
O pior cego talvez seja aquele que queimou suas retinas no sol do alto de um palanque. Diamante artificial. Melhor seria se olhassem os pés sujos de barro, poupando suas córneas e o ouvido dos que ingenuamente os ouvem e cortejam. Mais sofrida do que a traição é a voz da verdade! Seremos tolos em arena de circo ao tentar ludibriar nossas almas.. Elas sabem de tudo! Me deixaram aqui, atormentado pelas tristes lembranças.. Estou catalogando o que posso, o resto, vai pra debaixo do tapete!