quarta-feira, agosto 12, 2009

Logo meu Matisse... (Fraude ou talento?)

Assisti uma reportagem no Discovery Civilization, sobre as maiores fraudes no mundo das artes. Fiquei estupefato ao saber que existem milhares de obras falsas, cópias de originais dos mestres Picasso, Matisse, Chagall, Dali e outros famosos, circulando por museus do mundo todo.

Negócio muitas vezes extremamente rentável, reproduzir uma pintura original pode abrir a discussão sobre tema paralelo: Afinal, o fraudador também não seria talentoso?! Eu diria que sim.. Certamente, eu não tenho o dom e a paciência da arte, caso contrario, também o faria!

Dizem eles que para realizar tais feitos, precisam entrar na vida e momento do artista, saber o que pensavam, conhecer muito sobre a própria história das grandes pinturas. Logo, o que pensar? Como agir? Prendê-los seria suficiente.. Ou justo? Sabe-se que a França ainda guarda telas recriadas, por não identificarem quais são autênticas..

Valem as dicas na hora de adquirir uma obra.. Muito além dos próprios certificados, que também podem ser copiados, métodos científicos são os mais eficientes neste tipo de identificação. Assim, detalhes como idade dos materiais utilizados, o tipo de tinta, composição de camadas, entre outros, podem livrá-lo de sustos e de futuras decepções..