quarta-feira, dezembro 01, 2010

Longe demais da capital.. (e da razão)


Certo dia, eu disse a um pretérito que não arrancasse de mim a fúria incompatível.. Em minha vida, fui sempre um fiel escudeiro, embriagado em carinhos de mãe e nas falsas impressões que tive sobre tudo. Cresci como um debilóide, deixando a juventude esvair-se como areia entre os dedos. Inútil foi o aviso, àquele e a outros injustos viventes que, através da minha ingenuidade, construíram castelos de sal, entitulando-se governantes.
A manifestação da superbia é uma antítese social.. Todos nós, em algum momento, a demonstramos com veemência. O que jamais será correto é usar a fábula para justificar o erro e a falta de consideração. É similar ao discurso amistoso do presidente intacto que, longe dos campos de batalha e do sofrimento alheio, cospe frases prontas na inútil tentativa de iludir o povo com uma bonanza que nunca se concretiza.
Ensine um veterano amputado a pular, diga a uma mãe que seu filho morto deve ser esquecido.. São fatos inconcebíveis. Ainda que a dor seja amortecida com o passar dos anos, ela sempre existirá! O tolo ainda não aprendeu que toda e qualquer obra deve ser concluída para que possa encantar os olhos, assim como a planta obedece uma transição completa até gerar frutos.. Jamais se deixa algo por fazer!
Enquanto isso, a burguesia prospera.. E o rei, que ainda não cumpriu suas promessas, com desdém balança o seu cetro de latão.. Pobre homem que não avançou pelos séculos, jamais acreditaria nos milagres da tecnologia e nas proximidades das relações (e quanto isso o ajudaria). Deixe-o lá em frente ao seu chá de empáfia, admirando-se como intocável em seu território de asneiras.. Já teve tempo suficiente para redimir-se perante o seu povo, mas preferiu as orgias e escândalos junto à sua corte e ao seu séquito.
Agradeço ao tal pretérito por morder a isca.. Somos parte de uma inteligência distinta e despersonalizada que se utiliza de um universo paralelo para se comunicar, uma grande evolução! Que isso lhe sirva de lição pelo nariz intrometido e curioso.. Se a sua felicidade fosse deveras real, não haveria motivação nem ao menos recalque. Que fique bem claro que não há vencidos nem vencedores, apenas a evidência de que perdoar é esquecer, e só é possível esquecer aquilo que é bem resolvido..

Nenhum comentário: