sexta-feira, novembro 28, 2008

Fogueira das vaidades.

Estive lendo um artigo da revista Tomorrow, edição de outubro de 2008. O tema em destaque referia-se ao universo perigoso e traiçoeiro da auto-promoção e excesso de vaidade.

Transformada em uma espécie de fábula, a história relata um campeonato na selva, onde todos os bichos se reúnem para competir. Quem realizasse a atividade mais espetacular ganharia o prêmio. Entre os agitados participantes, o vaidoso sapo, certo de sua vitória, aguardava o momento de ser puxado por uma corda até às nuvens, com a ajuda do urubu. Segurando-se apenas com a boca, surgiu por entre as árvores, causando espanto e dúvida. Quem seria aquele bicho voador? O esquilo? O coelho? A distância colaborava com o mistério..

Em meio à situação confusa, o ingênuo animal gritou: "Sou eu gente.. O sapooo!" E assim foram suas últimas palavras..

Muito do que se vê por aí, em inúmeras circunstâncias, casa perfeitamente com este conto. Cavamos nossa própria sepultura a cada vez que usamos nossos talentos e qualidades para alcançar o topo, estruturados apenas em elogios e favores. Nossas vidas são frágeis porque erguemos apenas um lado da casa, uma fina parede.. E abandonamos o resto da construção! Esquecemos de aprender sobre a vida, insistimos em chegar felizes ao fim do caminho emoldurando diplomas.. Temos horror ao sofrimento, imploramos pelo caminho mais fácil..

E o mais triste em tudo isso é que, em meio a tantas necessidades e exigências deste mundo, fica em nossos pensamentos aquele estranho ruído, que nos deixa confusos e perdidos.. É um herói quem vence os obstáculos e se habilita a viver em plenitude..

quinta-feira, novembro 27, 2008

Ainda sobre música..


Ontem resgatei um álbum que considero fantástico.. E como é divertido lembrar do que fazíamos, quando esses hits do passado estavam no auge! Numa época de azaração, festas do colégio, férias, entre outras inúmeras experiências.. A música sempre define os melhores (e os piores) momentos de nossas vidas.

Então, lá vai: "Crackers International - Erasure", em destaque, os meus hits favoritos: Stop! [12" remix] e Knocking on your door [12" remix]. Tá bombando direto no meu iPod, hehe..

terça-feira, novembro 25, 2008

Le Quattro Stagioni.


Há tempos sou fã de música clássica..

Apesar de não ser meu estilo favorito de música, seguidamente me rendo à pureza dos sons de violinos e pianos. Faz parte das raízes da arte, música originária de um época de ouvidos e sentidos apurados, longe do "pop-trash-crazy-music" deste século!

Saí de casa, hoje, sob as bênçãos de um dia maravilhoso de primavera.. Ao pé do ouvido, o som de "As Quatro Estações - Vivaldi"... É claro, as minhas favoritas: "Spring (Op. 8/1) Allegro" e "Autumn (Op. 8/1) Allegro".

Aos interessados e aos que ainda não possuem o álbum, aí vai a dica: Four Seasons (Le Quattro Stagioni - Pina Carmirelli / Violin) Phillips. Vale a pena conferir!

sábado, novembro 22, 2008

...E também o que não entendemos!

O dia está relativamente tranquilo. Nuvens anunciando uma chuva ligeira. Acabei de almoçar (comida chinesa, uma delícia!). Recebi um telefonema que me deixou apreensivo, confuso e até com uma certa indignação.. Prova de que pouco sabemos a respeito dos que nos rodeiam ou dos que tentam aproximar-se.

De uns tempos pra cá, aprendi a processar informações com uma certa rapidez e eficiência eletrônicas. De outra forma, eu estaria comprometendo o bom funcionamento do meu cérebro! Não dá pra ficar valorizando tudo o que recebemos.. É extremamente desgastante! Mas deixo a cargo das autoridades divinas, tudo a seu tempo, como dizem por aí.

Deixo neste post a lição, ou questionamento, sobre até que ponto devemos ser sinceros ou até mesmo ingênuos. As decepções que encontramos pelo caminho nos ensinam a viver.. Mas insistir em magoar-se é a característica principal da falta de amor próprio..

:-/

sexta-feira, novembro 21, 2008

O que não aprendemos.. (Parte 2)

A cada dia que passa, tenho mais certeza de que tudo e todos estão conectados..

Não quero ser repetitivo, visto que seguidamente comento sobre o assunto aqui no meu blog. Mas é algo que merece nossa atenção redobrada!

A mente humana é um mecanismo complexo, porém, extremamente eficiente. Tudo funciona de modo harmonioso, direto e subjugado ao nosso comando (consciente ou não). Assim, influenciamos em tudo, positiva ou negativamente. Um tempinho a mais num olhar e você irá perceber que aquilo que pensou 5 minutos antes, tornou-se realidade ou foi atraído para o seu caminho.. E não é demagogia literária, é fato! Tenho provas seguidas disso.

Quer um exemplo?! Tente relaxar e esquecer a turbulência da sua rotina.. O que é prioridade hoje?! Ahh.. Certo.. Precisa falar com um amigo sobre algo importante?! Booom.. Você olha a tela do celular, e lá está ele ligando pra você.. Isso costuma ser bem comum, nós é que não acreditamos.. Volto a repetir que somos preguiçosos em dar continuidade ao que desejamos, e lá está o universo nos perguntando o que realmente queremos..

Tenho tudo isso por regra.. Tá certo que é difícil ser forte e prosseguir.. Mas aprendi a superar meus momentos de fraqueza e desânimo desviando meu olhar pr'algo que me faça feliz.. Sempre há! E atenção às leis básicas: O que é pra você volta. Insistir no que quer, de coração, é proporcional ao tamanho de sua fé. Ser individualista não é ser egoísta, é estar preparado emocionalmente e apto a ajudar quando preciso. Menos é mais, elimine os excessos, fique mais tempo em silêncio e veja como tudo trabalha a seu favor!

Abraço a todos!

terça-feira, novembro 18, 2008

Ange ou Démon?!

Quel genre d'anges sommes-nous?
Chacun avec une paire d'ailes blanches.
Souhaitant le ciel.
Visite de l'enfer.

Qui sommes-nous, après tout?!
Que nous pousse à une telle indiscrétion?
Par austérité que devrait être notre guide?

Vous avez assez de canulars.
Laissé la voie.
J'ai moi-même.. Demi-ange, mi démon.. (Manooster)

segunda-feira, novembro 17, 2008

O que não aprendemos..

Eu sumi por alguns dias.. Sei que sentiram minha falta! Dediquei-me a reorganizar as gavetas, coisas de Jonesi.. (lembram do meu primeiro post?!).
E assim completei mais um final de semana. Revivendo situações indesejadas e, ao mesmo tempo, recarregando as energias com o que de bom espero da vida.. Alguém me atirou uma frase: "Onde está minha rotina?!".. Achei interessante! A eterna insatisfação do ser humano..
Uma idéia que considero fantástica é a de insistir em tornar os sonhos realidade. Ora, é pura matemática! Se o que você faz ou pensa, geralmente, não interessa aos outros, por que não canalizar todo esse Quantum e transformá-lo em algo só pra você?! Alguma vez foi dito o que pode ou não ser feito? Nunca.. Pense bem, somos os únicos responsáveis por limitar o que sentimos..
Gosto da física, ela abre inúmeras portas do saber intelectual. Experimente agregá-la a outros campos de sua vida.. Admire o resultado! Vá um pouco mais além! Esqueça a física tradicional.. Imagine um universo "flexível", algo que deixe-o livre para cruzar fronteiras infinintesimais, num piscar de olhos! Perceba como isso o deixará mais capacitado a novos horizontes..
Você é igual a uma nave espacial, quanto menos carga, mais longe irá.. Troque o combustível tradicional por um mais leve, íons talvez.. Tudo é válido! Cuidado apenas com os asteróides pelo caminho..

quinta-feira, novembro 13, 2008

Indicadores Financeiros.

Qualquer investimento a que o dinheiro esteja direcionado, será sempre melhor do que a velha tática de guardá-lo sob o colchão..
Mas eu esperei ansiosamente pelo dia de hoje, e percebi o quão ridículo é aplicar em poupança! Quem tem gosto pela coisa, e uma dose cavalar de paciência, é legitimamente um herói. Eu não!
Quero extrair milhões de algumas míseras notas.. E isso é loucura! Um expert no assunto sugeriu que o dinheiro deve trabalhar a nosso favor, e não o contrário. Ele está coberto de razão.. Eu é que estou coberto de ansiedade!
"A garoupa fitou-me com seus olhos arregalados.. Eu disse a ela: Fique onde está até que o milagre da multiplicação dos peixes aconteça!"

segunda-feira, novembro 10, 2008

Toda forma de saber (e conhecer)!


Livro.. Texto.. Palavra
Mal traçada. Vem a cura!

Pelas folhas que fiz, o chá..
Fervura de ajuda. Mistério acolá!

No caminho, talvez Iemanjá,
Talvez algum outro santo ou Igreja.

Veja! Ondas de puro saber..
De certo científico, ou de Hitler, o poder.

Cego tirano, esse caminho! Qual livro?!
Há tantos.. Espaço de escritores, uns amores!

Autografaram seus nomes ao rodapé.
Até de anatomia tem livro.. De medicina.

Aquele que ensina, leva seu rebanho a passear.
Conhecer o lugar de onde explodem letras, idiomas.

Genoma, genética, biologia ou poética.
Nasceu de alegria, um conto de fadas, levadas!

Pelas mal traçadas palavras de um texto do meu livro.. (Manooster)

Minha breve homenagem à Feira do Livro de Porto Alegre...

sexta-feira, novembro 07, 2008

Vai voando..


Quieto passarinho! Nem mais um "piu"!
Outrora já me encantei pelo teu assovio..

Não há mais espaço, nesta selva, pra tua cantoria.
Nem me hipnotiza mais essa estranha euforia.

Veio de longe o chamado,
Fiquei feliz por teres migrado!

Longo percurso e o calor de um novo clima,
Foi a minha esperança de sair da rotina!

Hoje, se dizes "bem te vi!", tenho algias..
Assim como de alguns pólens, herdei alergias.

Por isso, voa! Voa de volta!
Talvez mais ao sul, ou em outra rota.

Não há mais sacada, janela ou pousada.
Escolhi o silêncio por minha nova morada.. (Manooster)

quarta-feira, novembro 05, 2008

De tudo um pouco..

Ganha mil pontos quem conseguir administrar sua vida com o mínimo de stress possível.

Ser austero, compreensivo (com os outros e consigo mesmo), coerente e responsável, exige um grande esforço que nem todos estão dispostos a empreender. Chamo a isso de personalidade. E por significação, tem a ver com a maneira como você lida com o leque de situações a sua frente.

Perdoem-me os escritores de auto-ajuda, mas o que fazer com positivismo sem iniciativa?! Lidamos com uma carga emocional enorme, decorrente da infinidade de preocupações que nos atormentam a cada segundo. Pergunto: E por que não tentar ser diferente?! Por que é tão difícil acreditar e simplificar?!

Eu admito uma paixão: Automóveis. Estão em minha vida desde a primeira carona que ganhei do meu pai.. Hoje são portadores de alta tecnologia, preparados para alcançar todas as necessidades ao volante. Mas a essência de um automóvel sempre foi a mesma: Motor, rodas, carroceria. Tudo em perfeita sincronia. Nós somos assim também! Nosso módulo base sempre foi o mesmo: Coração, corpo e alma.

Não sou psicólogo, e talvez não tenha o dom de sê-lo. Admiro quem se propõe a ouvir e ajudar, tanto quanto admiro quem passa horas em um hospital salvando vidas. O fato é que num contexto tão desacreditado de sentimentos e tão pobre em honestidade, é quase impossível romper essa barreira do absurdo globalizado, ser feliz por conta própria e irradiar isso aos outros.

Jesus, em alguma passagem da bíblia, que não me recordo, ensinou que devemos levar os ensinamentos a todos os lugares. Mas se em alguma cidade não fores ouvido, ou cuspirem em ti, bata as sandálias e leve a palavra a outros povos. Não se atira pérolas aos porcos, eles as pisotearão.. (só pra resumir a obra!).

Hoje acordei de mau humor, talvez nem tanto... Ranzinza seria a palavra correta. Minha caixa postal vazia, uma consulta odontológica perdida por acordar tarde demais, e o silêncio... Eu gosto do silêncio. Me faz reconhecer que eu venci mais uma etapa. Hoje tenho mais pontos do que ontem, e menos pontos do que amanhã.. Sigo pelo caminho com a certeza de que existe um mistério maravilhoso que move todo o Universo, inclusive a mim mesmo. Por isso deixo essa energia me levar. Não somos o centro de tudo, somos diamantes de uma jóia maior e mais perfeita... God bless our lifes!!

terça-feira, novembro 04, 2008

Surpresas da vida.


Neste último sábado, entrei correndo na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country. Motivo? Incrementar a já carregada biblioteca de minha querida irmã.. Livro é sempre um ótimo presente de aniversário pra quem possui o dom de brincar com as letras.

Não tinha muito tempo pra decidir, duas horas depois eu precisaria estar fantasiado e pronto pra festinha de comemoração. "Ora, ora, ora.." Disse eu! "Encontrei você na estante de lançamentos.." Sim.. Lá estava o nome dela, na capa do livro "104 que contam". Esta emoção é sempre indescritível e digna de uma foto! Parabéns mais uma vez maninha.. Você chegou lá!