quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Sobre comportamentos..


Às vezes me pergunto se a engenharia é a minha melhor opção.. Tenho aprendido tanto sobre o comportamento humano nos últimos tempos que poderia redigir uma tese sobre o assunto.

Se tivermos a pirâmide de Maslow como comparativo, eu diria que a base do ser de um homem neodesenvolvido está em sua previsibilidade. A partir deste pressuposto essencial não há mais nada a saber. Perdeu-se com o tempo e a miscigenação de culturas, a tão procurada individualidade.

O pensamento dominante baseia-se no Benchmarking: "Eu preciso ser melhor ou pelo menos igual a você.. Senão minha vida jamais fará algum sentido". Transporte esta sentença a qualquer situação do dia-a-dia e me diga se há algum engano! E assim proliferam-se academias de ginástica, cargos em empresas, bens de consumo (e pessoas) sem nenhum critério de qualidade..

E na essência do "Eu" vem a angústia e a depressão: "Do que eu preciso afinal? Quem poderá preencher este vazio que sinto?!" E nessa loucura emocional em que vivemos, quem tiver em seu cetro coragem, paciência e fé em si mesmo (afinal somos filhos de uma inegável força superior, e isso é maior do que qualquer poder ou riqueza terrena), terá construído um sólido reino em sua alma.

A nice day for yours!

Um comentário:

Teresa Azambuya disse...

O que é Maslow? O que é Benchmarking? Notas de rodapé, por favor!

Mas que a previsibilidade é o melhor pressusposto da humanidade, ah, isso é.

Bjocas